Outras Versões: Clássicos Internacionais

Voltei com o “Outras Versões” depois de um tempinho e de um mês de férias. Dessa vez, com algumas canções internacionais icônicas apresentadas a mim pelo meu primo Geimson Gama, que mora em Santana (Amapá). Sim, Geimson é um nome incomum, por isso que ele é chamado pelo apelido: GG. Pois bem, meu primo já havia me colocado para escutar várias músicas há alguns meses quando esteve aqui em Belém Laís, sua esposa, e nas minhas duas míseras semanas de férias em Santana conheci outras. Vocês querem saber quais são, que eu sei...

Lançada do álbum Heart Shapert World, em 1989, por Chris Isaac, Wicked Game (Jogo Perverso) só alcançou sucesso no ano seguinte ao entrar pra trilha sonora do filme Wild At Heart (Coração Selvagem), dirigido por David Lynch. Vem a vontade de pegar a pessoa que tá ao lado e ficar coladinho nela, em passos lentos, na hora que se ouve a canção original, no ritmo calmo, dançante e a voz sensual de Isaac. A versão que conheci através de GG foi interpretada por Stone Sour, uma banda que já passou por diversas trocas de integrantes; já teve, por exemplo, Corey Taylor, o vocalista do Slipknot. Stone Sour, no álbum Come What(ever) May, em 2006, impõe o vocal grave e lascivo e os acordes do violão que contribuíram para que permanecesse a essência da canção e me encantasse. A-ha e James Vincent McMorrow também trouxeram suas musicalidades para Wicked Game, além de Paulo Ricardo, no álbum Acoustic Live, que minha mãe tanto ama. Além disso, temos uma antiga versão brega, pra quem curte, cantada por Beto Maia, com o título de Lilian. Chris Isaac deu luz à Wicked Game e ela está cada vez mais jovem.



Freddie Perren e Dino Fekaris são os autores de uma obra do ano de 1978 na voz de Gloria Gaynor: I will survive. Ela se tornou conhecida mundialmente depois que entrou para trilha sonora do filme The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert (Priscila, a Rainha do Deserto); no Brasil há a bizarra versão AiWilson, vai!, que conta a história de um cara que teve a vida heterossexual encerrada quando conheceu Wilson (Eu nasci gay/ a culpa é do meu pai/ que contratou um tal de Wilson pra ser capataz). Dammi Lovato regravou I will survive para o filme Andry Birds (2016), e Cake (1996), que meu primo me apresentou, emprestou seu estilo rock dançante e contagiante para o sucesso de Gloria Gaynor. Seja em qualquer versão, essa música vai te fazer ir pra pista e dançar feito doido, assim como euzinho aqui...



Hello... It´s me.... Não sei você, mas eu já me enjoei de ouvir “Hello”, da Adele, lançada ano passado. E por que? Por ela ser uma cantora fodástica com um diamante em forma de música, as emissoras de rádios e TV a tocaram tanto que virou hit e cansaram meus ouvidos. Porém, há soluções. Ou melhor, há outras versões. Eu poderia dizer que há convers, mas um cover não traz grandes novidades numa canção. Colin e Caroline, por exemplo, não pouparam o pop na sua interpretação de Hello, assim como a melancolia de Boyce Avenue, do country embalado de Pagan John, do jazz de Pedro Blumberg e a batida intensa na versão de Stephen, que GG e Laís selecionaram para mim e minha irmã, no carro, a caminho de Macapá. Por fim, isto é uma das coisas que mais me extasia na música: ela nunca morre. A canção pode ser um sucesso ou pode ser desconhecida, mas quando outros artistas doam suas experiências musicais, no emotivo e no técnico, a canção tem mais vida. Outras gerações tem a chance de conhecê-la, ainda que de maneira diferente, mas sem arrancar-lhes a originalidade. Porque a música tem este poder: de nos transformar a mente e a alma.



Não esqueçam de deixar  nos comentários as suas sugestões, críticas (carinhosas, haha), perguntas, cantadas, sei lá... E até a próxima postagem, seus lindos! ;) 
E COMPRE AQUI O LIVRO "INSEPARÁVEIS", DE MINHA AUTORIA ;)

Comentários

AHahaha
Adoro cada uma dessas músicas que vc citou.
Lembrando que I Will Survive tbm fez mt sucesso no filme "Será que ele é?", de 1998.
E Wicked Game fez parte de uma cena romântica entre Ross e Rachel, de Friends ^^
Hello da Adele é bonita, mas para mim, não bate a música homônima de Lionel Ritchie.

Grande texto, grandes músicas. Vlw!!!
Anônimo disse…
Todas essas músicas são lindas demais.... Mas as duas primeiras me tocaram no fundo do coração, confesso que eu não conhecia elas nessas versões tão diferentes e apaixonantes, sobretudo, a canção I will survive em uma nova roupagem que a meu ver, é inusitada e muito gostosa de se escutar. Valeu mano por mais um texto FODÁSTICOOOO....!!!

Cris Freitas

Postagens mais visitadas