Poemas: Marinar/ De cima/ Solar/ Dez dias

Não esqueçam de deixar comentários aqui ou no Facebook pra me deixar feliz, gatíssimos!

Marinar
(para minha amiga Marina, após ter sonhado com ela)

Sonhei com você
Aparatava ao meu lado
Um riso de viver
Enroscado num laço.

Te criei dançando
Na busca da escuridão
Da claridade planando
Olhares sem rotação.

Te sentia por perto
Sem pensar em querer
E no que eu mal enxergo
Vaga no teu ser.

Te levei comigo
Sem apertar a mala
Como num gole de vinho
Marinando a ressaca.

Victor Victório.
                                          ·         
De cima
(Poema criado na cobertura do apartamento de Humberto Filho)

Aqui, onde o sol esquenta sem derreter
O sal respinga sem arder
O vento não te manda ir embora.

A varanda pendura a vista nua
Toda noite a visita da lua
Por favor, desacelere a hora.

Os olhos se perdem nas ondas
O verde e o azul se inclinam na concha
A verdade encastelada de grãos de areia
Suja os pés e limpa a vida inteira.

Onde o fruto me renova o paladar
A melodia na voz para eu admirar
Ruas em que a paz se instalou
E em cada pessoa um joão ficou.

Aqui, onde encontrei o coração amigo
Que não me permite ser tão sozinho
E logo me pergunto quando voltarei
Para reviver tudo o que não sonhei.

Victor Victório.

Pôr-do-sol na Praia do Jacaré
                                  ·

Solar
(Poema criado quando estive na Praia do Jacaré)






O sol
Se despediu de um outro ângulo
De uma outra cor do mapa
Com o bucolismo por todo o canto
Como se estivesse em casa.

Dançou ao sopro do saxofone
Iluminando os reflexos
Lugar exato, presa no nome
Afogando nos seus mistérios.

Nas garras mais afiadas
Na cintura do forró
A preguiça descansada
Tudo num dia só.

O sol acenou para todos nós
Se despediu de mim
Me perguntou se uns dias após
Eu ainda voltarei aqui
Eu respondi que ‘sim’!

Victor Victório.
 · 
Dez Dias em Jampa
(Leia essa crônica pra entender melhor o poema abaixo)


Em João Pessoa fui pra tanto do lugar
Que me bate a saudade só de lembrar
Em todo canto muita gente eu conhecia
E se pudesse em Junho pra lá eu voltaria.

Humberto Filho, antes meu amigo virtual
Por dez dias juntos, hoje é tudo mais real
Sardas na costa branquela, as tatuagens naturais
Bêbado, sorria com cinismo e dizia coisas surreais.

Oxente, pelo sotaque da Paraíba eu me apaixonei
Nas águas da Praia do Bessa de sunga nova me joguei
Carne de sol, cuscuz, suco de jaca e de seriguela
Isso tudo só não é melhor que açaí com mortadela.

Por todos fui tratado como um príncipe, ou até um rei
“A senhora é uma linda”, pra tia Iris eu falei
No Mercado de Artesanato tia Ivani nos levou
E com a cachaça Triunfo ela ainda me presenteou.

No Empório Café não sei por quem fui beijado
E voltamos na despedida, chegamos quase atrasados
Lá eu desci a rabiola, sentei e quiquei devagar
Conhecemos a Flávia, ruivinha gata de matar.

Tem a Janaina, cheia de glitter, é a Maravilhosa
Pra boate Seven não fomos, mas aí é outra história
No Bloco das Virgens fui vestido de mocinha
E por lá eu conheci as meninas mais lindas.

O forró eu consegui dançar só com a Jamile
Maiahnna e Dani é que tinham muito pique
A modelo paraibana Denise eu jamais vou esquecer
E a carioca Day, que participou de novela de TV.

Sortudo o meu mano, tem a praia na esquina
E ainda dá pra ver o bairro inteiro lá de cima
Da Sorveteria Due Amori ganhei cartão fidelidade
O hambúrguer do Insano comi com muita vontade.

No mar com Iemanjá ficou meu óculos de grau
A cachaça de jambu fez o manolo passar mal
Uma hora exata para prima Jessica se maquiar
Pra do bloco Cafuçu com meia hora a gente voltar.

A pequena Ana Lívia com tiara de unicórnio
Na casa, muita gente, do jeitinho que eu gosto
E no bloco das Muriçocas uma ilustre presença
Em cima do trio, o tropicano Alceu Valença.

Como esquecer a Igreja de São Francisco?
Um lugar abençoado, mais que bonito
Na areia da praia molhei o meu corpo
Numa concha solitária busquei um mundo novo.

Da tia Iris e Ivani eu tentei me despedir
Mas as palavras não saíam, só lágrimas a cair
Do clima paraibano eu lembro a todo instante
E de Humberto Filho a saudade é constante.

Em breve eu espero retornar
Só falta o dinheiro e economizar
Porque lugar eu já tenho pra ficar.


Victor Victório

Não esqueçam de deixar comentários aqui ou no Facebook pra me deixar feliz, gatíssimos!

Comentários

Denise Caroline disse…
Maravilhoso ❤️ Tá no meu coração pra sempre 😘
O eu-lírico do primeiro poema foi aprovado no Exame de Aparatação ou faz isso ilegalmente? Olha lá hein kkkkkkkkk
João Pessoa foi um marco na sua vida e com certeza vai ser um destino que, como Breves, vc vai retornar sempre q puder.
Fico feliz q vc tenha sido bem recebido lá, e curtido ao máximo cada instante.
Meus cumprimentos para o Betinho e sua família, obrigado por cuidarem bem do nosso Victinho!

Postagens mais visitadas