Crônica: Autoestima.

Socorro Simões, a diva da UFPA, no fundo
“Amigo, tu tá lindo de barba! Se fosse hetero, eu pegava!”, disparou Elisa Guimarães, a amiga/ colega mais doida do IFNOPAP (estágio).

Por mais charmosos que alguns homens fiquem ao usar barba, eu não gostava. Em mim, menos ainda. Mas eu tô numa fase linda de experimentar coisas novas. “Deixa tua barba crescer, vai ficar legal em ti”, sugeriam amigos. Deixei. Desde então, me chovem elogios, principalmente de mulheres! “Amigo, tu tá sexy!”, "Essa barba te caiu bem!", “Tu tá com cara de homem, antes tinha cara de moleque!”, “Não tô sabendo lidar com o Victor de barba!”, "Não é só a barba! O óculos novo. Tu voltaste ainda mais alegre de João Pessoa. Tô gostando ainda mais desse Victor, mas não tira a barba!" são alguns dos enaltecimentos que já ouvi. Fico todo besta. Não tô acostumado com elogios. Fico sem graçaaaa!
             Nunca tive a autoestima forte. Quando criança eu era o “amamãezado”, viadinho, lento, lerdo, que não fazia nada direito... Na adolescência, quase a mesma coisa. Só não era mais tão “viadinho” porque eu ficava com garotas. Uma fase hetero. Agitada, até. Também me considerava inferior aos outros no sentido intelectual. Não sabia/ queria me expressar. Tímido, envergonhado, retraído, gago, um pavor só de pensar em apresentar um “seminário”. Beleza física, então? Com aquele cabelo espetado, duro de tanto gel (ah, ainda passo gel, mas agora mudou o penteado), parecia que tinha levado um choque do trovão, e um aparelho colorido nos dentes. Não sei como a Chandra, minha primeira namorada e paixão, ficou a fim de mim e ainda me namorou. Mas a gente gosta de cada coisa nessa vida...[1]
Falando em namorada, foi a Nilcimar Medeiros, minha grande paixão de adolescência na época do Ensino Médio, que me cobrou: “Não gosto que tu te inferiorize. Um garoto inteligente que nem tu tem que se valorizar!”. Cada vez que eu me rebaixava, me lembrava disso. Obrigado, Nil! Além disso, ter confidenciado a minha bissexualidade aos meus amigos mais íntimos me ajudou e ainda me ajuda nesse processo. Quanto mais eu escondia a minha orientação, quanto mais eu temia dos comentários alheios, mais inseguro e reservado eu era. Agora, quanto mais gay eu sou, mais solto, mais feliz eu me sinto! E isso eu devo muito, também, ao jeito despojado e sincero do Léo Monteiro, meu amigo loucooo do IFNOPAP, que, sem perceber, me ensinou a ser mais leve, livre e solto. Me ensinou que somos mais felizes sendo nós mesmos. Uma amizade de "apenas" pouco mais de um ano, porém com um significado ímpar no meu crescimento. Ele é um ridículo, mas eu adoro esse loucooo! ❤
O apoio dos meus amigos foi crucial não somente em relação ao meu gosto por meninos e meninas, mas também em relação à escrita. Sem o incentivo deles de antes e de hoje a minha autoestima seria fraquíssima, ou nem existiria. Eu não acreditaria em mim. E passei a acreditar ainda mais depois de tantas visualizações, ótimos feedbacks e um livro lançado, o Inseparáveis, pela Editora do Carmo - obrigado, Evan! Gratidão eterna! - Agora, se você é do tipo de pessoa que não acredita em si, na sua capacidade intelectual, na sua beleza física, no seu potencial de produzir... Meu amoooor, esqueça isso! Você pode! Você é capaz! Você é a beleza em pessoa! Se a sua vida tá uma cagada, uma verdadeira boosta, respire fundo, agradeça a Deus pelo que tem e aja! Se não resolver, me procure, que a gente chora junto, te pago um almoço no R.U (Restaurante Universitário) ou uma cerveja no Café com Arte (em dia de quinta-feira, quando aquele chope geladinho é R$1,00 e toca todo tipo de música brasileira!), mas não fique sozinho(a)! E elogie o outro! Se você o achou bonito, elegante, cheiroso, inteligente, diga! Dê um "bom dia"! Você talvez não tenha noção do quão isso revigora o dia de alguém!
A autoestima não é bobagem. A desvalorização de si pode levar à depressão. Não é potoca, não, querido! Eu, graças à Nossa Senhora das Pessoas Belíssimas, aprendi a me valorizar, a me aceitar, a ser feliz sendo eu mesmo. Até porque, eu vivo cercado de amigos fodásticos e uma coordenadora - Socorro Simões, a diva da UFPA - fofíssima. O que mais eu poderia querer nessa vida?! Bem, tem algo sim que eu desejo muito, mas "tem coisas que somente o tempo irá curar", né, SEUS LINDOS?!

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO AQUI EM BAIXO!!



[1] SIMÕES, Socorro. A diva da UFPA.

Comentários

Vanessa disse…
Eita que o babado tá forte aquiii....haha Chegueii chegandoo meio atrasada mas você me entende né ?! Kkkk Ele é o meu lindão do coração e pra mim é lindo em todas formas com barba sem barba e o que é mais importante ele é lindo por dentro e como valorizo isso. A verdade é que sempre temos que ser o que desejamos porque somos livres para fazer nossas escolhas. Ameii entrar aqui e lê tudo isso o que importa é sermos felizes!!! E eu te amo meu amigo lindão. Seja Feliz Sempre!!!
Anônimo disse…
Cara,que legal. Sua inspiração inspira!
"Agora, quanto mais gay eu sou, mais solto, mais feliz eu me sinto!"
Melhor frase, saber que uma pessoa se sente livre e feliz do jeito que é, isso é maravilhoso, faz da gente pessoas melhores e em seguida faz com que a gente enxergue o mundo de uma forma melhor. Eu sou gay - assumido desde os 14 anos, também me sinto assim, muito feliz comigo mesmo é me amo muito do jeito que sou.
Anônimo disse…
Gatooo,lindo,gostoso e cada vez mais poderoso.
Amor vc semore foi uma pessoa maravilhosa,um amigo pra todas as horas, uma pessoa de caracter indiscultivel, de coração gigante. Ter voce em na vida e como ter uma luz um anjo, e sou muito grata por vc fazer parte da minha história .

Devemos sempre amar PESSOAS homem ou mulher e apenas um detalhe.
OBS : DE BARBA TA MAIS GATO futuro pai dos meus monstrinhos kkkkkkk

Bjs lindão sempre seja muito feliz
Unknown disse…
Amigo, tudo que vc falou eu já aprendi a algum tempo..doeu, mas aprendi! E é incrível como podemos melhorar, nos amar, e acreditar no nosso potencial com uma simples palavra dirigida a nós..o quanto o que nos rodeia infuencia nas nossa energias e na maneira como a gente encara essa dura e doce vida! O ifnopap, certamente, ficará marcado na minha vida como um lugar de amor, de ajuda, de companheirismo e amizade! Ah! e amor de mãe da nossa querida professorinha!Lindo texto, meu amigo! Como tudo que vc faz, seu lindooo!!!! Te amoooo!!!!!
Unknown disse…
Aí,mano, como vc mesmo diz, és fodástico mesmo! Te amo!
Anônimo disse…
Eu n vou me dessestimular pq muitas pessoas tentaram me derrubar mas apenas tentaram msm.
Paulo H. disse…
Crônicas auto estima... sem dúvida uma obra prima. Para mim vc já se tornou um imortal
Patrick Corrêa disse…
Muitas pessoas têm histórias de sofrimento por diversos motivos e melhor do que contar essas histórias, é relatar como superou tudo isso! Eu fico tão feliz quando alguém compartilha esse tipo de material na internet pra que outras pessoas, como eu, leiam, se identifiquem, e sintam-se encorajadas também a superar suas aflições. Obrigado por proporcionar essa reflexão! Parabéns pela coragem e viva o novo Victor!
Que incrível ver o Victor tão diferente, todo solto e sem medo!
Hahahahaha não curto barba nem em mim nem nos outros, mas se tá te fazendo bem então viva e seja feliz, e curta bastante essa nova fase hehehehe.
Tbm super tenho problemas com autoestima, talvez algum dia eu supere isso assim como vc xD
Abraçãooo e ahaza, bee!
kkkkkkkkkk

Postagens mais visitadas