Crônica: Sala de aula (2)

Confraternização da Oficina de Publicidade e Propaganda  

 EDITORA DO CARMO - ACESSE AQUI!

“É sério. Essa caneta é um presente pra vocês. Vocês merecem. E muito obrigado pelas aulas que vocês estão dando pra gente”, agradeceu Ryan Samir, um aplicado aluno do 9º ano. E quando Lucas Moraes, do 8° ano, reclamou que estavam sem professores durante a greve, Rafa questionou: "E nós? O Victor e eu.". Lucas rebateu: "Mas vocês dois não são professores! São dois anjos!".
Mais um estágio finalizado. Dessa vez, Rafaela Gonçalves e eu estivemos na Escola Antônia Paes da Silva, com turmas do Ensino Fundamental, duas do 8º e uma do 9º ano. Nos dias de observação, acompanhamos a professora Eliana de Almeida durante as aulas. Ela é rígida, séria, porém sabe ser flexível, compreensível e tem uma boa relação com os alunos. “Não é meeeismo, senhoores?”, como ela sempre diz. A professora Eliana, intrigada com a biblioteca inutilizada, mobilizou às suas três turmas e a nós dois, seus gatíssimos estagiários, a um mutirão para organizar a “casa dos livros”. Limpei e ordenei tantos livros que até me deu vontade de organizar os meus. Mas só vontade. Faltou a disposição e coragem, é claro.
Os alunos do Ensino Fundamental são mais afoitos, ágeis, não param quietos. Fiquei apreensivo por isso, admito. Mas tive dois suportes para me tranquilizar: os chopes que eu bebo no Café com Arte e na casa do Max (meu sobrinho/ afilhado) e o otimismo da minha amiga Rafa. É praticamente um casamento acadêmico - tem gente que pensa que nós namoramos, mal sabem... - O tema da nossa oficina foi Publicidade e Propaganda, com uma turma do 8º e uma do 9º ano, já que a greve estadual, devido a alguns problemas, impediu uma das turmas de comparecer nas aulas. A greve tentou nos derrubar, mas graças à professora Eliana, demos um jeito de organizar nossos horários e planejarmos as aulas. Duas semanas com Victório e a Rafa como professores. E como foi?
Tenho a impressão de tá na sala de aula há um tempão! Uma naturalidade, segurança e tranquilidade que eu nunca senti em nenhuma outra situação, muito menos na área do jornalismo, minha primeira graduação. Talvez porque Rafa esteve ao meu lado? Talvez porque a professora Eliana confiava na gente? Talvez porque os alunos interagiram e se mostraram interessados? Ou talvez por eu ter vocação pra coisa? É tudo isso numa coisa só!
Ontem (26), além de ter sido nosso último dia de estágio, também foi o último dia da Eliana como professora nas duas turmas. Ela teve que deixar o turno da tarde por motivos que agora não vem ao caso.  No nosso último dia, os alunos – uns mais tímidos, outros nem um pouco – apresentaram seus trabalhos sobre publicidade e propaganda com muita criatividade. Eles também ressaltaram os pontos negativos e positivos das duas semanas de oficina. O que mais ouvimos: “O lado negativo foi a greve que nos atrapalhou. O lado positivo foi ter conhecido esses professores maravilhosos” ou “O lado positivo foi ter conhecido vocês e o lado ruim é que vocês vão ter que ir embora”. Os estudantes ressaltaram, nesses curtos depoimentos, que vão sentir falta da professora Eliana, e do quão aprenderam com ela.
           Terminamos a apresentação dos trabalhos com bolo de chocolate, brigadeiros e refrigerantes. E a certeza de que a minha amiga Rafa e eu, com todo o ensinamento que recebemos da professora Eliana, fizemos bonito! Mas isso só deu certo mesmo graças ao comprometimento dos alunos, que foram firmes, apesar das dificuldades encontradas no dia a dia, sobretudo numa época de greve em escolas estaduais. Enfim, nosso muito obrigado a todos da Escola Antônia Paes! 


Você tem autoestima fraca? Clica aqui pra gente "conversar"!
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO AQUI EM BAIXO!!

Comentários

Anônimo disse…
Um dia agente se encontra.
Anônimo disse…
A gente aí vai se reencontrar!
Tassiane Santos disse…
Arrasaram! Isso é só uma prova dos grandes profissionais que serão S2
Unknown disse…
Me emocionei! Vocês são maravilhosos, muito feliz por vocês <3
Unknown disse…
Cara, se eu não conhecesse o espetacular trabalho que vocês dois - Victorio e Rafa - fazem como estagiários - estagiários, não; professores - eu diria: "esse Victório é só bpotoca", rsrsrs. Mas sou prova viva do que são capazes de fazer em uma sala de aula... Espero que continuem "aprontando" com a molecada em cada oficina que realizam. Grande abraço. Em tempo: a versão 1 dessa crônica foi mais emocionante. Kkkkkk
Anônimo disse…
Boaa tio Victor.
Abraços do gutinho
Eu tive a sorte de acompanhar um pouco do making-off desse trabalho sobre Publicidade, e fico feliz em ver que deu tudo certo.
Vc e Rafa são uma grande dupla, estão de parabéns. Sorte dos alunos que que puderam assistir essas aulas!
Tudo de bom pra vcs, mt sabedoria e sucesso nessa caminhada!!!
Anônimo disse…
É muito bom saber que nossas escolas serão canteiros de obras para essa dupla, profissionais de uma excelente qualidade, além de pessoas sensacionais fora da sala de aula. Parabéns!

Dias de luta e dias de glória!

Postagens mais visitadas